Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP-RO lança cartilha para orientar cidadãos que participam do Tribunal do Júri

    O Ministério Público de Rondônia está lançando, por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOP-CRI), a Cartilha do Jurado, cujo objetivo é fornecer informações essenciais sobre o Tribunal do Júri ao cidadão que foi escolhido para exercer a função de jurado junto ao Poder Judiciário. A cartilha está disponível no portal do Ministério Público de Rondônia (www.mp.ro.gov.br) e também terá uma versão impressa que será distribuída aos cidadãos convocados para o Tribunal do Júri.

    O Diretor do CAOP-CRI, Promotor de Justiça Francisco Esmone Teixeira, ressalta que a Cartilha foi elaborada com a colaboração de Promotores de Justiça da Promotoria de Júri de Porto Velho e da Defensoria Pública Geral do Estado.

    Com 30 páginas e tiragem inicial de três mil exemplares, a Cartilha mostra, de forma resumida, qual a função de cada instituição envolvida nas causas submetidas ao Tribunal do Júri, para que o cidadão convocado a exercer a função de jurado saiba identificar corretamente qual o papel do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos advogados constituídos nos julgamentos ali realizados.

    Na apresentação da cartilha, o Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia, Procurador de Justiça Airton Pedro Martin Filha, destaca que objetivo central da publicação é ampliar a noção geral sobre o papel fundamental e constitucional que o jurado desempenha na sessão de julgamento, permitindo-lhe maior segurança na fixação de seu convencimento, quais os limites de sua atuação e responsabilidade e o que lhe é facultado fazer ou não no curso da sessão em plenário, bem como outras informações de caráter técnico e jurídico que lhe darão maior firmeza e consciência na análise do caso concreto.

    Cartilha

    • Publicações2770
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-ro-lanca-cartilha-para-orientar-cidadaos-que-participam-do-tribunal-do-juri/3105354

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)